13/08/2023 às 18:51 Histórias de Família

DIA DOS PAIS - COMO SURGIU? QUANDO COMEÇOU?

1090
3min de leitura

Você Sabia?

DIA DOS PAIS

A Origem do Dia dos Pais

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais celebradas do mundo. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.

Como surgiu? Quando começou?

A ideia de comemorar o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a mensagem inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Há rumores:

Que o Dia dos Pais teve sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações.

A mensagem do jovem Elmesu ao seu Pai

"Pai tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai".

Sonora Louise Smart Dodd, filha de um ex-combatente da guerra civil americana, William Jackson Smart após ouvir um sermão dedicado às mães. Pensou uma forma de homenagear seu próprio pai que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho e que teve de criar sozinho Sonora e seus cinco irmãos. Em 1909, ela propôs a ideia à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada no Estado de Washington nos Estados Unidos. A própria Sonora escolheu o dia 19 de junho, dia do aniversário de seu pai, para comemorar o que chamou de Dia dos Pais. No ano seguinte, em 19 de junho de 1910, foi comemorado o primeiro Dia dos Pais.


A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

O Dia dos Pais ficou tão famoso depois disso que, em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou que a festa fosse levada a todos os Estados americanos. Décadas depois, em 1966, o presidente Lyndon Johnson (alguns relatos dizem que foi (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon) proclamou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Em 1972, tornou-se feriado nacional.


No Brasil

No Brasil, a data comemorativa partiu da iniciativa do publicitário Sylvio Bhering e foi celebrada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, tido como patriarca da família. O publicitário preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.

O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

Curiosidades em outros países

Na Argentina, Canadá, Grécia, Inglaterra, Peru e Paraguai como nos Estados Unidos também celebram esse dia no mês de Junho.

Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. Por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, que o comemoram em 19 de março, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.

A Rússia celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Na África do Sul, acompanhando a tradição brasileira, as comemorações acontecem no segundo domingo de agosto.

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

E VOCÊ JÁ PRESENTEOU O SEU PAI HOJE!?

Que tal fazer um ensaio documental de família para presentear e guardar todas essas lembranças de família!

Referências bibliográficashttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais.https://www.esoterikha.com/presentes/como-surgiu-o-dia-dos-pais-origem.phphttp://www.portaldafamilia.org/artigos/a-origem-do-dia-dos-pais.https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.

13 Ago 2023

DIA DOS PAIS - COMO SURGIU? QUANDO COMEÇOU?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

DAD day DIA DOS PAIS FATHER FATHER'S DAY FELIZ DIA DOS PAIS HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS ORIGEM DO DIA DOS PAIS você sabia

Quem viu também curtiu

14 de Mai de 2023

Dia das Mães - A Origem dessa data tão especial!

03 de Mai de 2019

Vou casar =) E agora? Dicas para um casamento perfeito!

08 de Mar de 2024

Dia Internacional da Mulher

Logo do Whatsapp