14/05/2023 às 15:50 Histórias de Família

Dia das Mães - A Origem dessa data tão especial!

895
3min de leitura

VOCÊ SABIA?

DIA DAS MÃES

A origem do Dia das Mães

Em diversos países do mundo, o segundo domingo de maio é a data escolhida para homenagear aquela pessoa que tem amor, afeto, carinho e zelo pelos seus filhos. Tudo começou com uma filha engajada em fazer o legado da mãe sobreviver.

Como surgiu? Quando começou?

Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria.

Em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz, porém não houve andamento nos anos seguintes.

A história do Dia das Mães moderno surgiu nos Estados Unidos a partir da iniciativa de uma mulher chamada Anna Jarvis, que queria homenagear sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, nascida em 1832.

Ann Maria Reeves Jarvis teve 12 filhos, mas só viu quatro deles chegarem à idade adulta. Na época, as condições de higiene eram muito precárias e as crianças frequentemente morriam por doenças como diarreia. Preocupada com isso, ela fundou centros (Mothers’ Day Work Clubs) em diversas cidades para tentar melhorar as condições de higiene e saúde das crianças e suas famílias e diminuir a mortalidade infantil.

Durante a Guerra Civil norte-americana (1861-1865), os centros do Mothers’ Day Work Clubs prestavam atendimento aos soldados doentes dos exércitos envolvidos no confronto de ambos os lados. No final da guerra, ela organizou o Mothers’ Friendship Day, uma data especial para tentar promover a paz e contornar as inimizades criadas pela guerra.

Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, no dia 12 de maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. O caráter e o ativismo solidário de Ann influenciou sua filha Anna, que diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial (10 de Maio de 1908) para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças à importância da figura materna e os laços familiares e o respeito pelos pais.

A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock que definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, pelo então presidente dos EUA, WoodrowWilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio por sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

No Brasil

Inspirados na comemoração dos EUA, o Primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre/RS (ACM-RS) no dia 12 de maio de 1918 e nos anos seguintes em alguns lugares geralmente ligados a instituições religiosas.

Em 1931, após participar do Dia das Mães da ACM de São Paulo, a feminista e ativista política Alice Tibiriçá ajudou na campanha para oficializar a data.

Durante o II Congresso Internacional Feminista, realizado no Rio de Janeiro, Alice Tibiriçá apresentou uma moção dirigida ao chefe do governo provisório (Getúlio Vargas) pedindo para ser instituído no segundo domingo do mês de maio o Dia das Mães, explicando que “reunidas por um alto ideal de confraternização feminina para trabalhar pelo progresso do país, desejam homenagear as mães – o maior fator de nosso aperfeiçoamento moral”. No ano seguinte, em 1932, Getúlio Vargas assinou o decreto que oficializou a data no Brasil.

A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares.

E VOCÊ JÁ PRESENTEOU SUA MÃE!?

Que tal fazer um ensaio documental de família ou Mini Sessão Mães & Filhos com 50%de desconto para presentear e guardar todas essas lembranças de família!

A CIA P&B - Fotografia estará presenteando um ENSAIO DOCUMENTAL ou MINI SESSÃO =)

QUER SABER MAIS FALE COM A GENTE!

Referências bibliográficas: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes// https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas.https://www.timeanddate.com/holidays/us/mothers-dayhttps://www.novaera.org/contos.http://www.portaldafamilia.org.br

14 Mai 2023

Dia das Mães - A Origem dessa data tão especial!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

day dia das mães ensaio documental feliz dia das maes Histórias de família homenagem ao dia das mães maes mother origem origem das mães presente de dia das mães você sabia

Quem viu também curtiu

13 de Ago de 2023

DIA DOS PAIS - COMO SURGIU? QUANDO COMEÇOU?

03 de Mai de 2019

Vou casar =) E agora? Dicas para um casamento perfeito!

08 de Mar de 2024

Dia Internacional da Mulher

Logo do Whatsapp