09/06/2023 às 22:18 Você sabia?

A Origem dos Dia dos Namorados

66
3min de leitura

Dia dos Namorados - A origem dessa data romântica!

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho, e o surgimento dessa comemoração está ligado a um santo católico (São Valentim) que viveu no Império Romano no século III d.C.

Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.). O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.

O padre italiano "São Valentim" passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se.

O imperador Cláudio II descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que Valentim fosse preso. O imperador romano chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos (lembrando que o Cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano somente em 380). Valentim não aceitou renunciar a sua fé e o imperador ordenou a sua morte (Apedrejamento e decapitação) em 14 de Fevereiro de 270.

Foi canonizado durante o pontificado de Gelásio I (492-496), por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizado em vida. O papa também ordenou que fosse realizada uma festa em homenagem a São Valentim todo dia 14 de Fevereiro (data de sua morte).

Desde então na data de 14 de Fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo (temos referências em diversos filmes/sérios nos EUA, por exemplo a data é chamada de Valentine's Day)


Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil ?

E o motivo é exclusivamente comercial.

A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.

Para isso, João Dória aproveitou-se do fato de que o dia 13 de junho é a data de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Algumas curiosidades sobre outros costumes de comemoração na data:

Os americanos adotam o momento não apenas entre namorados ou casados, mas também entre amigos, filhos, e pessoas que se amam.

No Japão no dia 14 de fevereiro, são as mulheres que compram chocolates aos parceiros, sendo de sabor específico ao tipo de relação. Um mês depois, dia 14 de março, a comemoração continua com os homens presenteando suas companheiras, neste caso, somente com chocolate branco, o chamado “ Dia Branco”.

Na Coreia do Sul, além do mesmo ritual seguido no Japão, tem uma terceira data de continuidade ao dia especial. No dia 14 de abril, os solteiros se vestem de preto, conhecido como “Dia Preto” e se reúnem para jantar.

Na Argentina, a celebração ao Dia dos Namorados se estende por sete dias. Os argentinos festejam a “Semana de la Dulzura” - Semana da Doçura, entre os dias 1º e 7 de julho. A tradição surgiu em 1989, quando uma empresa de doces conseguiu aumentar suas vendas com a propagação do slogan “Um doce por um beijo”. A semana ficou muito conhecida e é realizada até hoje, com pessoas se presenteando com vários tipos de doces.

Na Finlândia a cultura é um pouco distinta, a data é chamada de “Dia dos Amigos”, e não Dia dos Namorados. Os amigos saem para festejar e se presenteiam com cartões, rosas, doces e outras lembranças.


Referências bibliográficas:

https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-dos-namorados/

https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-44444417

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-namorados



.






09 Jun 2023

A Origem dos Dia dos Namorados

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casais dia dos namorados origem do dia dos namorados são valentim Valentine's Day

Logo do Whatsapp