Imagem capa - Dia Internacional da Mulher  por CIA P&B - Fotografia
Ser Mulher!

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher:

Qual o significado dessa data para as mulheres nos dias de hoje?


         O chamado "Dia Internacional da Mulher" só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de "Ano Internacional da Mulher" para lembrar suas conquistas políticas e sociais. 


Buscando uma linha no tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.


Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho - na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, muitas vezes também os domingos. Enquanto isso, na Europa também crescia o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações. No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.


Para socióloga e professora universitária Eva Blay "Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres".


Em resumo, nós da CIA P&B - Fotografia ficamos pensando, qual o verdadeiro significado da data para as mulheres em 2020? Confira as diversas respostas sobre esse tema:



Vanessa Sallum - Professora de educação infantil e Fotógrafa

Minha mãe me dizia que eu adorava dançar, desde muito pequena eu gostava de dançar. Então fui ser bailarina.  Sempre gostei muito de crianças, mesmo eu ainda criança, queria cuidar de todos os meus primos menores que eu...no fundo já era a vontade de ser mãe. Não realizei esse sonho ainda, mas me tornei professora, então de certa forma realizei meu sonho de cuidar, de dar amor e atenção a essas crianças.  Sonhava com a minha casa, com tudo do jeitinho que eu sempre quis e consegui, graças ao meu trabalho. 

Sou feliz comigo mesma, sou grata pelos meus esforços, pelas dificuldades que encontrei ao longo do caminho que acabaram servindo de trampolim para eu estar onde estou agora.        

Todas essas conquistas só foram possíveis porque mulheres antes de mim, ao longo de um caminho doloroso, conquistaram todas essas possibilidades. Ainda não é fácil ser mulher, os tempos mudaram, podemos ir à um barzinho só com as amigas, podemos usar mini-saia, usar biquíni, podemos votar, estudar, dirigir, trabalhar, mas ainda exigem e esperam muito de nós! Ainda somos julgadas por nossas decisões, ainda somos comparadas, ainda não ganhamos um salário igual ao dos homens, ainda sofremos assédio, preconceito, violência...Padrões de beleza são criados todos os dias para nos rotular, para nos reprimir, para nos dividir...

Mas somos mulheres, somos mães, somos profissionais, somos amigas, somos livres...somos o que quisermos! Temos uma voz e juntas podemos fazê-la ecoar pois ainda existem muitas mulheres em outros lugares do mundo que sofrem demais, sem direitos, sem proteção e sem esperança!




Samira Vieira Bovo - Viajante pelo mundo e Analista de Logística (POR)

They call us crazy, insane, crazy swept away.  They can't take our strength and our power.  Our independence scares them.  They feel trapped by our confidence.  Free women, in charge of their own desires, traveling women, workers, women with their own will, women who can say NO !!!
Woman who imposes, woman who supports another woman, woman who even with all her insecurity becomes a great woman.
May we continue to leave our mark on the world, let them not put out our smile or silence our voice.


Nos chamam de loucas, insanas, doidas varridas. Não aguentam nossa força e nosso poder. Nossa independência os assusta. Sentem-se acuados pela nossa confiança. Mulheres livres, no comando dos próprios desejos, mulheres viajantes, trabalhadoras, mulhereres com vontade própria, mulheres que sabem dizer NÃO!!!
Mulher que impõe, mulher que apoia outra mulher, mulher  que mesmo com toda sua insegurança se torna uma  grande mulher.
Que possamos continuar deixando nossa marca pelo mundo, que não deixem apagar nosso sorriso e nem calar a nossa voz.




Juliane Freitas - Professora de educação infantil

As mulheres ao longo dos anos vem rompendo diversas barreiras para conquistar os seus direitos e brigando para que sua voz seja ouvida, essas mulheres fracas, fortes, não importa mostram que mesmo através da fragilidade são fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça sem desistir pois sabem que são capazes de vencer. Ela se ajeita para enfrentar a vida  e seguir seu caminho, trabalha mais horas e ainda cuida da casa aprendendo receitas novas de viver no mundo, todo dia enfrenta os seus medos, medo de andar na rua sozinha, medo do seu corpo e da sua roupa serem os vilões da sua rotina.  
Mulher são um pouco de tudo, calmas, agitadas, lentas, vaidosas, charmosas e turbulentas  são guerreiras, vencedoras que amam e querem ser amadas.
Pois temos  a delicadeza das flores a força de ser mãe o carinho de ser esposa a reciprocidade de ser amiga e o amor de ser mulher.
Feliz dia internacional da mulher 🌷




Greyce Kelly - Representante de Vendas

O dia Internacional da mulher pra mim significa vitória, luta das mulheres por seus direitos, significa a busca pela liberdade. O dia internacional da mulher se deu por conta da morte de muitas mulheres que estavam lutando por seus direitos na fábrica onde trabalhavam em 1911, o significado do dia internacional da mulher é uma luta por igualdade de gênero, a luta contra o pré-conceitos e as suas batalhas diárias para sobreviver em um mundo ainda machista. Somos guerreiras, mães, filhas, netas, meninas, mulheres, somos mais que vencedoras, somos mulheres. 💓💁🏻‍♀



Natália Livero - Fisioterapeuta

Ao meu ver a mulher moderna é lutadora e guerreira, que age com o pulso forte de uma gigante e, ao mesmo tempo, com a doçura de uma criança. Incansável defensora do que é justo e correto, possui um coração maior do que ela mesma. Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas, percebe-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto ela é confiável e extremamente fiel aos seus princípios. Naturalmente consegue encantar a todos com a sua personalidade forte, única e sempre com uma sensatez admirável. Símbolo de força e determinação, por isso merecem respeito, amor e dedicação. Feliz Dia da Mulher



Patrizia Nenci - Insegnante di sport (ITA)

Per me la festa della donna è sempre perché le donne vanno sempre amate , rispettate e festeggiate.


Para mim, o dia da mulher é sempre porque as mulheres devem ser sempre amadas, respeitadas e celebradas.



Debora Monastra - Atleta (ITA)

Io però solitamente non mi piace "festeggiarlo". Penso che non ci sia bisogno di una festa per capire l'importanza di una donna. Il motivo di questa festa è in ricordo a molte donne morte durante un incendio in una fabbrica, quindi festeggiarlo andando a vedere spogliarelli non lo trovo molto sensato. 😊


Geralmente não gosto de "celebrar". Eu acho que não há necessidade de uma festa para entender a importância de uma mulher. A razão para esta festa é a lembrança de muitas mulheres que morreram durante um incêndio em uma fábrica; portanto, comemorá-lo indo ao strip-tease, não acho muito sensato.😊



Gabrielle  Teles - Adm. do Lar e Psicóloga em formação

Celebrar o dia de hoje não é apenas a memorização de um ato histórico. Não deveria ser a data relembrando a luta por "direitos iguais",  a vitória por algumas conquistas. Neste dia, as mulheres devem ser convidadas a um mergulho dentro de si mesmas - quem eu tenho sido e quem eu devo ser?  Uma oportunidade ao (re)encontro com todo mistério que as envolve, o poder de doar e servir, o Dom de acolher, de gerar e transformar.
É o dia para olhar e admirar sua própria história e reconhecer-se indispensável, como de fato é!
Desejo a todas as mulheres um jardim florido dentro do próprio coração e que a cada Rosa que brotar, cresça também a força de AMAR.



Barbara Babi - Geriatrics Technician (GER)

Für mich hat dieses Datum keine besondere Bedeutung.  Ich denke, dass Frauen jeden Tag im Jahr Respekt und Gleichheit verdienen.  Aber es ist schön, zurückzublicken und zu sehen, wie viele Dinge unsere Vorfahren für Frauen erreicht haben.  Ich denke, wir haben noch einen langen Weg vor uns, um noch mehr zu erreichen.  Herzlichen Glückwunsch an alle Frauen!


Esta data não tem um significado especial para mim.  Eu acho que as mulheres merecem respeito e igualdade todos os dias do ano.  Mas é bom olhar para trás e ver quantas coisas nossos ancestrais realizaram para as mulheres.  Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguir mais.  Parabéns a todas as mulheres!


"...Ser mulher é saber ser um pouco de tudo e em todos os instantes ser única e especial..."
Paola Oliveira


Texto e consulta: André Clark

Referências Bibliográficas:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/08/a-origem-operaria-do-8-de-marco-o-dia-internacional-da-mulher.ghtml

https://www.significados.com.br/dia-internacional-da-mulher/