08/03/2024 às 20:18 Ser Mulher!

Dia Internacional da Mulher

480
8min de leitura

Dia Internacional da Mulher:

Qual o significado dessa data para as mulheres nos dias de hoje?

     O chamado "Dia Internacional da Mulher" só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de "Ano Internacional da Mulher" para lembrar suas conquistas políticas e sociais. 

Buscando uma linha no tempo dos primeiros "dias das mulheres" que surgiram no mundo, ela começaria possivelmente com a grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho - na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, muitas vezes também os domingos. Enquanto isso, na Europa também crescia o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações. No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto "comercial" em muitos lugares.

Para socióloga e professora universitária Eva Blay "Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres".

Em resumo, nós da CIA P&B - Fotografia ficamos pensando, qual o verdadeiro significado da data para as mulheres em 2024? Confira as diversas respostas sobre esse tema:

Vanessa Sallum - Professora de educação infantil e Fotógrafa

Minha mãe me dizia que eu adorava dançar, desde muito pequena eu gostava de dançar. Então fui ser bailarina. Sempre gostei muito de crianças, mesmo eu ainda criança, queria cuidar de todos os meus primos menores que eu...no fundo já era a vontade de ser mãe. Não realizei esse sonho ainda, mas me tornei professora, então de certa forma realizei meu sonho de cuidar, de dar amor e atenção a essas crianças. Sonhava com a minha casa, com tudo do jeitinho que eu sempre quis e consegui, graças ao meu trabalho. 

Sou feliz comigo mesma, sou grata pelos meus esforços, pelas dificuldades que encontrei ao longo do caminho que acabaram servindo de trampolim para eu estar onde estou agora.    

Todas essas conquistas só foram possíveis porque mulheres antes de mim, ao longo de um caminho doloroso, conquistaram todas essas possibilidades. Ainda não é fácil ser mulher, os tempos mudaram, podemos ir à um barzinho só com as amigas, podemos usar minissaia, usar biquíni, podemos votar, estudar, dirigir, trabalhar, mas ainda exigem e esperam muito de nós! Ainda somos julgadas por nossas decisões, ainda somos comparadas, ainda não ganhamos um salário igual ao dos homens, ainda sofremos assédio, preconceito, violência...Padrões de beleza são criados todos os dias para nos rotular, para nos reprimir, para nos dividir...

Mas somos mulheres, somos mães, somos profissionais, somos amigas, somos livres...somos o que quisermos! Temos uma voz e juntas podemos fazê-la ecoar pois ainda existem muitas mulheres em outros lugares do mundo que sofrem demais, sem direitos, sem proteção e sem esperança!

Samira Vieira Bovo - Mãe, Viajante pelo mundo e Analista de Logística (POR)

They call us crazy, insane, crazy swept away. They can't take our strength and our power. Our independence scares them. They feel trapped by our confidence. Free women, in charge of their own desires, traveling women, workers, women with their own will, women who can say NO !!!Woman who imposes, woman who supports another woman, woman who even with all her insecurity becomes a great woman.May we continue to leave our mark on the world, let them not put out our smile or silence our voice.

Nos chamam de loucas, insanas, doidas varridas. Não aguentam nossa força e nosso poder. Nossa independência os assusta. Sentem-se acuados pela nossa confiança. Mulheres livres, no comando dos próprios desejos, mulheres viajantes, trabalhadoras, mulheres com vontade própria, mulheres que sabem dizer NÃO!!!Mulher que impõe, mulher que apoia outra mulher, mulher que mesmo com toda sua insegurança se torna uma grande mulher. Que possamos continuar deixando nossa marca pelo mundo, que não deixem apagar nosso sorriso e nem calar a nossa voz.

Bruna Pinheiro - Influencer

O dia internacional das mulheres não só deveria ser comemorado em um único dia, nós mulheres deveríamos ter cada dia mais o reconhecimento de ser grande, forte, guerreira, suportamos tantas coisas, enfrentamos tudo sem medo, nos reinventamos quantas vezes forem necessárias, eu como mãe tive que aprender muito, passei de uma menina mimada, imatura para uma super mãe, mulher, independente, além de ser mãe uma mãe solo, a mulher tem o potencial de crescer, sorrir mesmo querendo chorar, juntamos forças de onde não temos para sermos muitas vezes o Porto Seguro de alguém, da família, dos filhos, do marido, e etc. 

Ser mulher é ser grande, é ser força, mulher é ser única, é ser perfeita mesmo sendo imperfeita, é ser sensível, chata, chorona, algumas vezes grossa, e até mesmo agressiva, mulher consegue sobreviver em meio a tantos sentimentos, tpm, ansiedade, preocupações, sempre dando conta de tudo sem deixar a peteca cair, com força, garra e determinação. Quando a MULHER quer ela faz, ela alcança e ela consegue, não é atoa que temos o M de mulher maravilha!

Eu amo ser MULHER, com toda nossa delicadeza, e doçura mesmo quando estamos com raiva nunca perdemos a nossa essência.

Suellem Bacelar - Social Media

Hoje, eu sou filha, tia, madrinha, amiga e, acima de tudo, mulher, reflito sobre o percurso que as mulheres trilharam ao longo do tempo. É inegável que sempre fomos dotadas de força, apesar dos obstáculos que tentaram nos enfraquecer ao longo da história, questionando nossa capacidade. Embora tenhamos progredido, ainda há uma jornada significativa pela frente. Somos rotuladas como "loucas" quando expressamos convicções, e nossa determinação e resiliência muitas vezes intimidam o sexo oposto.

Ser mulher é uma fonte de gratificação, mas também uma constante batalha. O dia 8 de março representa uma oportunidade para reiterar nossa luta incessante pela igualdade, justiça social e direitos humanos. É um momento para reivindicar salários justos, representação política e participação plena em todos os aspectos da vida pública e privada. Além disso, é uma ocasião para honrar e lembrar as mulheres que pavimentaram o caminho para nós, líderes de movimentos de mudança que abriram portas para as próximas gerações.

Nos dias atuais, o Dia Internacional da Mulher assume um papel crucial como um lembrete de que ainda há muito a ser feito para alcançar uma verdadeira igualdade globalmente. Representa uma oportunidade para as mulheres se unirem em solidariedade, compartilharem suas vivências e continuarem avançando na busca por um futuro mais justo e igualitário.

Amanda Alves - Representante de Vendas

Mulher uma palavra pequena para um significado tão grandioso , nós somos quem move o mundo , somos o amor , somos o carinho , somos o nutrir o criar , sim somos incríveis , seres humanos que tem a dadiva de criar um outro ser dentro de si .

Conseguimos mesmo com nossos hormônios a loucura praticamente o mês inteiro ( sim nós so ficamos com os hormônios em equilíbrio 5 dias no mês ) colocar um sorriso no rosto, fazer o que tem que ser feito com excelência , pois somos extremamente profissionais e capacitadas .

Ser mulher e tudo isso e ainda ser carinhosa , amorosa , cuidadosa e que se preocupa com o próximo, temos um instinto absurdo de cuidar do próximo e fazemos por carinho e amor . E te falar amamos ser mulheres e ter essa força e ao mesmo tempo essa leveza para cuidar , e que nosso amor nosso carinho e nossa força sempre prevaleça mais e mais para cuidar e melhorar o mundo . Feliz dia das mulheres🌹❤

Tate Cutrim - Psicóloga

Em uma história onde o único lugar que ocupávamos era o de silêncio reprodutor e doméstico, poder escrever sobre esse dia, o que ele significa, é uma ação repleta de significados. 

Esse, entre tantos, é um bom momento pra nos lembrarmos que essa narrativa agora é nossa. Nossa voz para de relatar e significar experiências, de compartilhar visões de mundo, de valorização pela coragem, dedicação e resiliência que nos marcam por toda a vida, um bom momento pra celebrar essa conquista e renovar nosso compromisso, continuar esse legado que é ser mulher e ter força para preencher todas as lacunas da história ✨♥️

Patrizia Nenci - Insegnante di sport (ITA)

Per me la festa della donna è sempre perché le donne vanno sempre amate , rispettate e festeggiate.

Para mim, o dia da mulher é sempre porque as mulheres devem ser sempre amadas, respeitadas e celebradas.

Debora Monastra - Atleta (ITA)

Io però solitamente non mi piace "festeggiarlo". Penso che non ci sia bisogno di una festa per capire l'importanza di una donna. Il motivo di questa festa è in ricordo a molte donne morte durante un incendio in una fabbrica, quindi festeggiarlo andando a vedere spogliarelli non lo trovo molto sensato. 😊

Geralmente não gosto de "celebrar". Eu acho que não há necessidade de uma festa para entender a importância de uma mulher. A razão para esta festa é a lembrança de muitas mulheres que morreram durante um incêndio em uma fábrica; portanto, comemorá-lo indo ao strip-tease, não acho muito sensato.😊

Babi Paula - Geriatrics Technician (GER)

Für mich hat dieses Datum keine besondere Bedeutung. Ich denke, dass Frauen jeden Tag im Jahr Respekt und Gleichheit verdienen. Aber es ist schön, zurückzublicken und zu sehen, wie viele Dinge unsere Vorfahren für Frauen erreicht haben. Ich denke, wir haben noch einen langen Weg vor uns, um noch mehr zu erreichen. Herzlichen Glückwunsch an alle Frauen!

„...Eine Frau zu sein bedeutet zu wissen, wie man von allem ein bisschen ist und jederzeit einzigartig und besonders ist...“ Paola Oliveira

Esta data não tem um significado especial para mim. Eu acho que as mulheres merecem respeito e igualdade todos os dias do ano. Mas é bom olhar para trás e ver quantas coisas nossos ancestrais realizaram para as mulheres. Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguir mais. Parabéns a todas as mulheres!

"...Ser mulher é saber ser um pouco de tudo e em todos os instantes ser única e especial..."Paola Oliveira

Siomara Vieira - Ultramaratonista de Águas Abertas e Recorde do GuinessBook

"Estamos cada vez mais Malucas: Estamos transformando o Impossível em Possível".

Agradecimentos à todas as mulheres que compartilharam seus pensamentos e opiniões nesse blog.

Um só dia
Um só dia é muito pouco para celebrar a Mulher
Um só poema
Uma rosa
Uma homenagem qualquer
Palavras são muito pouco
Não importa o que eu disser
E mesmo assim
Dizer é o meu dever
É dever da humanidade reconhecer que a mulher
É força
É dignidade
É o que é e o que quer ser
E ela quer ser liberdade
Quer ser mãe
Quer ser artista
Ser sozinha, aventureira
Empresária, agricultora
Ser juíza, sacoleira
Quer ser talvez Bossa Nova
Mas também quer ser Funkeira
Quer ser simples, popular
Quer ser a jóia mais cara
Quer ser muitas e ser plural
E ainda assim, quer ser rara
Quer ser livre, corpo e mente
Quer ser e é diferente
E a diferença é clara
A diferença é a força
A garra, a resistência
A coragem, a sabedoria
A pressa e a paciência
É tão claro e evidente
Ser igual e diferente
Faz parte da sua essência

Bráulio Bessa- Dia da Mulher


Texto e Consulta: André Clark

Referências Bibliográficas:https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/08/a-origem-operaria-do-8-de-marco-o-dia-internacional-da-mulher.ghtml

https://www.significados.com.br/dia-internacional-da-mulher/

08 Mar 2024

Dia Internacional da Mulher

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

diainternacionaldamulher feminismo mulheratual mulheres2020 mulheresmodernas poderfeminino sermulher

Quem viu também curtiu

03 de Mai de 2019

Vou casar =) E agora? Dicas para um casamento perfeito!

13 de Ago de 2023

DIA DOS PAIS - COMO SURGIU? QUANDO COMEÇOU?

14 de Mai de 2023

Dia das Mães - A Origem dessa data tão especial!

Logo do Whatsapp